Evocação dos 450 anos da morte de Garcia d’ Orta, projeto vencedor do OPP –Orçamento Participativo de Portugal – em 2017, pretende promover a interculturalidade, estabelecendo múltiplos diálogos com a arte, a natureza, a ciência, a literatura e o património cultural.
Pretende também dar a conhecer e aproximar duas realidades distintas, Castelo de Vide e Goa, onde foram escritos os Colóquios dos Simples e Drogas da Índia, impresso em Goa, por Joannes de Endem a 10 de abril de 1563.
Garcia d’ Orta, médico e botânico, descendente de judeus, nasceu em Castelo de Vide e embarcou para a Índia em 1534, com o seu amigo Luís Vaz de Camões e como médico pessoal de Martim Afonso de Sousa, que foi capitão do mar da índia e, mais tarde, governador.
Conhecer a genealogia do médico castelovidense, a obra referenciada, as tradições e a cultura do legado judaico deixado no Alentejo é também um objetivo.
Este projeto incide, sobretudo, em território nacional com particular impacto em Castelo de Vide, Área Metropolitana de Lisboa e Marvão.
Obrigada a todos os que ajudaram a tornar este sonho uma realidade.
Maria do Carmo Fernandes Alexandre