Entre Diálogos

O projeto

Evocação dos 450 anos da morte de Garcia d’ Orta, projeto vencedor do OPP –Orçamento Participativo de Portugal – em 2017, pretende promover a interculturalidade, estabelecendo múltiplos diálogos com a arte, a natureza, a ciência, a literatura e o património cultural.

Pretende também dar a conhecer e aproximar duas realidades distintas, Castelo de Vide e Goa, onde foram escritos os Colóquios dos Simples e Drogas da Índia, impresso  em Goa,  por Joannes de Endem a 10 de abril de 1563.

Garcia d’ Orta, médico e  botânico, descendente de judeus, nasceu em Castelo de Vide e embarcou para a Índia em 1534, com o seu amigo Luís Vaz de Camões e  como médico pessoal de Martim Afonso de Sousa, que foi capitão do mar da índia e, mais tarde, governador.

Conhecer a genealogia do médico castelovidense, a obra referenciada, as tradições  e a cultura do legado judaico deixado no Alentejo é também um objetivo.

Este projeto incide, sobretudo, em território nacional com particular impacto em Castelo de Vide, Área Metropolitana de Lisboa e Marvão.

Obrigada a todos os que ajudaram a tornar este sonho uma realidade.

 

Maria do Carmo  Fernandes Alexandre

2cor

Vídeo de apresentação

2cor

Atividades

Divulgação do Projeto

Jornadas Europeias do Património

Sabores de Goa

Festival Garcia d’Orta

Serviço Educativo

Publicações

Cinema

Exposições

Roteiro Homenagem Garcia de Orta

Teatro A Barraca

Escultura Maria Leal da Costa

Merchandising

Jardins e botânica

Exposição do naturalismo

2cor

Novos Colóquios dos Simples

Exposição Garcia d´Orta 450 Anos